Fernando de Noronha é uma daqueles lugares que você que mora no Brasil, é obrigado a ir pelo menos uma vez na vida.A Ilha conhecida como a Esmeralda do Atlântico é um daqueles destinos que não deixa nada a desejar aos destinos mais paradísiacos no mundo. Ainda que hoje a estrutura toda da ilha esteja mais acessível a todo tipo de faixa etária, o que possibilita que crianças pequenas e pessoas da terceira idade possam visita-la e desfrutar da beleza da ilha, o que fez com ela perdesse um pouco do seu charme rústico. mas ainda assim se você tiver um espirito mais aventureiro e disposição física, Noronha é o seu destino. Com diversas trilhas para as praias, sem estrutura na maior parte delas e com o preço dos taxi/ bugues praticados em valores bem elevados, Noronha é um convite para quem quer desbrava-la a pé ou de bike. São inúmeras as praias que com certeza estariam numa lista entre as 10 mais belas do Brasil, como Baía do Sancho, a Cacimba do Padre, a Baía dos Porcos, a praia do Leão, da Atalaia e do Sueste entre outras. No video aqui embaixo você pode conferir uma das trilhas que só pode ser feita com a condução de um guia do arquipélago. A Trilha do Atalaia, passa por lugares que não estão acessíveis aos turistas de maneira individual.
Chegada a Ilha de Fernando de Noronha
Trilha da Atalaia
Mas se você resolve ir a Noronha e não faz mergulho autonomo ou não surfa, seria como aquela história que diz que é como ir no vaticano e não ver o Papa. Principalmente se falarmos de mergulho autônomo, a ilha possui dezenas de pontos de mergulho que estão entre os melhores do Brasil e que rivalizam com qualquer destino no Caribe ou na Ásia, com águas cristalinas com visibilidade média de 20 a 40 metros e temperatura da água sempre na casa dos 26 a 28 graus o ano todo. A chegada em Noronha de avião é especial, se você estiver numa janela será brindado com uma volta quase inteira que o avião dá sobre a ilha. Lembre-se de estar sentado do lado esquerdo do avião para ter o melhor lado. Se você quiser realmente conhecer todos os encantos de Noronha, você precisará de pelo menos 7 dias pra conhecer de forma satisfatória todos os pontos de interesse da Ilha. Num roteiro de 7 dias, você consegue equilibrar bem entre as belezas submersas e as praias paradísíacas.
Deixamos as manhãs para as saídas de mergulho. As saídas são com 2 mergulhos que retornam ao porto entre 11 e meio dia, o que dá tempo para se fazer um almoço nos diversos pontos de refeição em Noronha. E as opções são muitas, desde restaurantes com preços de restaurantes de luxos até quentinhas bem servidas que são produzidas por vários e depois do almoço, você ainda pode dar uma leve descansada para sair para os passeios da tarde. E as opções são muitas, um dos melhores passeios é a caminhada da praia do Boldró até a Baía dos Porcos, antes dava pra se chegar até o Sancho mas depois de uma chuva que fez com que algumas árvores caissem, o ICMBIO resolveu deixar a trilha fechada, assim hoje vc só consegue chegar ao Sancho de for pelos passeios de barco da Ilha ou pagando a taxa extra que agora se cobra para visitar as praias que estão dentro da área do parque. No video ao lado você pode conferir uma trilha que fizemos na época em que a passagem entre o Sancho e a Baía dos Porcos ainda estava aberta.
Trilha do Sancho até a cacimba do padre
Um dos passeios mais legais de se fazer na Ilha é o passeio de barco para ver os golfinhos rotadores. Em média são mais de 300 golfinhos que chegam diariamente a ilha logo ao amanhecer e permanecem até o fim da tarde quando partem para o oceano em busca de alimentação, durante o dia permanecem na baía dos Golfinhos, especialmente os filhotes e as fêmeas . Para você que vai mergulhar, o passeio de barco para ver os golfinhos é desnecessário, porque você conseguirá encontra-los em praticamente todas as saídas de mergulho que fizer e se der muita sorte ainda pode ser brindado com um encontro no fundo do mar. Mas, se você não é mergulhador, você pode ir em alguns dos diversos passeios que saem ao longo do dia para encontrar esses mamíferos que passam o dia na Ilha de Noronha. No vídeo ao lado, uma pequena amostra desses animais belíssimos
E quando se fala em Mergulho, Noronha é especial. É com certeza o melhor lugar para se mergulhar no Brasil e está entre os melhores destinos de mergulho no mundo, não só pelos mergulhos, mas pela combinação com as belezas naturais da ilha. Noronha tem dois lados para se fazer mergulhos. O lado do mar de dentro, que leva esse nome porque é a parte da ilha que está virada para o continente e por isso, possui os pontos de mergulhos mais tranquilos com relação a navegação e calmaria do mar e o outro lado é o lado do mar de fora, que leva este nome porque é o lado que está voltado para o Oceano aberto em direção a África. Aqui as condições de navegação são sempre mais duras, porque o mar nunca fica liso e calmo como o mar de dentro, em compensação a água deste lado é ainda melhor com visibilidades superiores a 30m e uma vida marinha de maior porte. Veja em nossos videos, alguns do principais pontos de mergulho de Noronha, como a Caverna da Sapata, Ponta da Sapata, Laje dois Irmãos, Buraco do Inferno, Pedras Secas, Canal da Rata, Buracos das Cabras e Pontal do Norte.